Para quem entrega resultado, sempre vai ter espaço

Relacionamento cara a cara fomenta negócios
5 de outubro de 2018
Ex-presidente da Bombril, Marcos Scaldelai vira sócio e VP da Suavetex
5 de outubro de 2018

Para quem entrega resultado, sempre vai ter espaço

O catanduvense Marcos Scaldelai, presidente do Lide Rio Preto, tem trajetória profissional de sucesso.

Iniciou, em 1997, na empresa de pesquisa de mercado ACNielsen. Depois, atuou durante 10 anos na General Mills, terceira maior empresa do setor alimentício dos EUA.

Em 2008, assumiu o cargo de diretor de marketing e P&D do Grupo Bertin, no qual cuidava das marcas Vigor, Leco, Faixa Azul e Danúbio. No início de 2010, assumiu o mesmo cargo na Bombril, uma das empresas mais tradicionais do País. No ano seguinte, foi eleito pela revista Forbes um dos 12 jovens executivos de maior sucesso no Brasil.

Em março do ano passado, deixou a Bombril e virou empreendedor. Atualmente, é presidente do Lide Interior de SP – região de Rio Preto e proprietário da consultoria de planejamento de crescimento para pequenas e médias empresas, a MHS Marketing & Sales Consulting, e sócio de outra empresa, de higiene bucal. Autor de dois livros, Você Pode Mais! 99,9% Não É 100% (2015) e Vendedor Falcão (2016), Scaldelai ensina as empresas e profissionais a pensarem diferente. Ele atua também como palestrante, mentor e gerador de projetos de crescimento, e esteve recentemente em Rio Preto para ministrar uma palestra para empresários na escola de dança Passo a Passo.

Revista Bem-Estar – Sucesso é 100% esforço? E a sorte?

Marcos Scaldelai – Eu não falo em sorte, porque você precisa ter uma habilidade suficiente para poder aproveitar os momentos quando realmente acontecer. Eu não acredito que é sorte. Para mim, é esforço e dedicação.

Bem-Estar – Você planejou cada passa da sua carreira?

Scaldelai – Não, ao contrário, foi tudo muito natural. Quando a gente pensa em entrega de resultado tudo acontece naturalmente. É o resultado que vai fazendo você galgar passo a passo na sua profissão. Eu nunca sonhei ser presidente, não sonhava ser diretor. Ao contrário, eu sempre agi pensando em fazer o melhor. Quando a gente pensa em entrega de resultado, naturalmente, a gente sabe que as coisas acontecerão em nossa carreira, porque resultado é o que faz você crescer e se desenvolver.

Bem-Estar – O que faz um funcionário talentoso destacar-se dos demais e se tornar um líder?

Scaldelai – Eu acredito em quatro competências que se qualquer profissional desenvolver tem grandes chances de se tornar um grande líder. A primeira delas, você não precisa ser o dono da empresa, mas portar-se pensando como se fosse o dono. É o que eu chamo de ser um executivo empreendedor, pensar com a cabeça do dono para realmente dar o resultado que a empresa precisa. O segundo ponto é ter o sentimento de urgência, é você entender que tudo é para ontem, precisa pensar fora da casa para ser diferente.

Precisa traçar sempre caminhos diferentes para chegar no resultado. O terceiro é ter brilho nos olhos, é você ser otimista, acreditar que tudo você pode na empresa, tudo tem um caminho pra chegar até um resultado, que nada é impossível. Quem coloca barreiras na vida é você mesmo. Então, quando você tem brilho nos olhos, você nem enxerga barreiras. Você pensa só em desafios. Você é otimista e olha só mais para frente.

E por último é ser orientado para o resultado, ou seja, pensar que realmente 99 não é 100. Não se contente com pouco. Seja um inconformado por natureza, que busca sempre mais. Se você tem certeza de 100%, saia de casa pensando em fazer 200%, porque sempre acontece algo errado no meio do caminho e não vai te trazer o resultado que você precisa. Então, quando você pensa em sempre fazer muito mais, você tem solução, você traz opções, você consegue achar caminhos.

Bem-Estar – É papel do líder motivar os funcionários? 

Scaldelai – Com certeza. Mais do que motivar, é ele ser um exemplo. Um grande líder é aquele que consegue ter um time que o enxerga como grande exemplo. Primeiro ponto, ele tem que agir como se fosse realmente amigo dos funcionários, o olho dele tem que dizer sempre a verdade. Por pior que seja a verdade, tem que ser sempre dita, porque é assim que você faz as pessoas crescerem. E através dos seus exemplos. Ele tem que se colocar como um generalista, tem que estar pronto para tudo. Para todo mundo enxergar e entender que ele é o funcionário ideal, aquele que pensa no todo, na realização do todo, buscando a aproximação com todos.

Bem-Estar – Líder que não tem inteligência emocional pode prejudicar o rendimento da equipe?

Scaldelai – Líder compromete o desenvolvimento da equipe quando ele não entende que as pessoas são diferentes. E não quer que todas sejam iguais a ele ou que todas ajam da mesma maneira. Ter inteligência emocional é saber que o maior desafio do líder é lidar com perfis diferentes, com pessoas que precisam de um coaching totalmente diferente. Então, quando você consegue entender isso, vai ter todo o time do seu lado. Não é através de pressão. Simplesmente entendendo cada um dos funcionários você vai conseguir tirar o melhor deles.

Bem-Estar – Que perguntas acredita serem importantes de se fazer a candidatos em uma entrevista de emprego?

Scaldelai – A primeira coisa que eu gosto em um candidato é a habilidade dele para diferentes tipos de funções. Eu gosto de pessoas no conceito generalista, que estão prontas para serem desafiadas, independentemente da função que forem ocupar. Tem muita gente que quer se enraizar dentro daquele seu propósito de desenvolvimento, por exemplo: sou marketing, nasci para marketing. Mas quando uma empresa necessita de apoio em outras áreas, ela vai ter que abrir mão de todo esse conceito que ela tem.

Então, eu já busco na entrevista pessoas que gostam de colocar a mão na massa e entendem que, no que se refere a cargo, ele está, ele não é. Pode mudar amanhã. Então, ele está pronto para o que der e vier dentro da empresa. Por isso, eu não faço seleção pela faculdade que estuda, ao contrário, eu recebo candidatos de vários tipos de faculdade. Porque o que mais importa para mim é a relação olho no olho, perceber a garra que aquela pessoa pode ter em determinada função.

Bem-Estar – Para aumentar as chances de admissão, quais dicas daria para ajudar os candidatos a conquistar uma vaga no mercado de trabalho?

Scaldelai – A pessoa tem que demonstrar que aquela oportunidade é a oportunidade que vai ser a mudança na sua vida. Porque quanto mais engajada ela estiver no propósito que vai ser oferecido, mais brilho nos olhos ela vai passar. Então, nós que vamos contratar, precisamos pegar isso dessas pessoas, entender que aquele emprego que eu estou dando é como se fosse o último dela, que ela vai agarrar com unhas e dentes. Porque a gente também não pode ficar errando.

As pessoas se preocupam muito em mostrar quão técnicas elas são. Técnica é importante, você ler no currículo o que a pessoa faz, mas o mais importante é ela se diferenciar nas atitudes e mostrar a verdade absoluta: o quanto ela tem de paixão pelo que ela vai executar, o quanto vai se entregar, comprometimento, o quanto ela é uma pessoa que gosta de inovar, pensar para frente.

Bem-Estar – Em tempos de cortes, para aqueles que já estão no mercado de trabalho, qual o conselho para manter o emprego?

Scaldelai – Para quem entrega resultado, sempre vai ter espaço. Porque resultado é o que as empresas mais precisam em tempos de crise. Saiba se diferenciar nas atitudes, mostre que você está colocando seu máximo. A empresa deve entender o quanto você é importante. Faça suas atividades como se fossem a última vez para entregar o melhor resultado.

Bem-Estar – Quais as características considera primordiais em um funcionário?

Scaldelai – A gente tem que ser inconformado por natureza, sempre achar que pode ser melhor ou trazer coisas melhores, ser otimista, saber que o grupo faz melhor do que você sozinho, e tem que ter atitudes inovadoras, ou seja, pensar sempre em alternativas diferentes como fazer determinada coisa.

Bem-Estar – E quais abomina?

Scaldelai – A primeira coisa é o que chamo de as hienas na vida, aquelas que só reclamam. A pior atitude que tem é você ficar reclamando de coisas da empresa que você está. Quem não está feliz, pede para sair. A partir do momento que você está lá, abrace e faça. Entenda porque a empresa age ou está fazendo assim. Deixe de ser uma batata podre que contamina os outros.

Bem-Estar – Em seu livro, Você Pode Mais! 99,9% não é 100%, que mensagem quer passar?

Scaldelai – Acredito sempre que todo mundo pode entregar muito mais. E que quando a gente não enxerga limite é que a gente está certo, porque é aí que a gente luta o tempo inteiro para fazer o melhor. Agora, quando a gente acha que está bom, é o primeiro passo para começar a ir mal.

Bem-Estar – Já no livro O Vendedor Falcão, você destaca algumas capacidades necessárias para crescer, como senso de urgência e espírito empreendedor. E para aqueles que não têm essas características, é possível se desenvolver?

Scaldelai – Todas as competências são possíveis de serem desenvolvidas. Todo mundo que quer sucesso profissional precisa primeiro saber se vender para depois vender seu propósito. Para isso, eu explico fazendo uma relação com o falcão para você se tornar um grande vendedor. Para mim, um grande vendedor é aquele que sabe se planejar bem, entende a missão da empresa e sabe onde precisa chegar. Ou seja, tem uma visão clara. O falcão é o animal que tem a visão de maior alcance. Segundo ponto, você tem que ter velocidade para chegar no momento certo e poder conseguir conquistar o cliente e fazer seu plano dar certo.

Se você não estiver na velocidade certa, você não vai realizar. O falcão é o animal mais veloz. E, por último, a garra. Não adianta nada se planejar, ter velocidade se você não ser insistente, não tiver esforço para que aconteça. É o que eu chamo de garra, não vai acontecer. A diferença do falcão é que a garra dele, quando ele pega a presa, ele dá uma bicada depois que ele sentir que ela está totalmente presa na mão dele, diferente do gavião e da águia, que matam com a garra.

Então, o falcão é muito mais eficiente. Quantas vezes a gente acha que tem o cliente totalmente agarrado, só que ele não vem e não dá resultado para a gente? Isso porque a gente não conseguiu dar a bicada correta nele. O melhor vendedor é aquele que soube planejar e tem todas as artimanhas para fazer com que, na hora que ele agarra aquele cliente, consiga dar uma bicada e finalizar o resultado.

Bem-Estar – Qual a marca registrada da gestão do líder Marcos Scaldelai?

Scaldelai – Atitude. Sou um especialista em atitude. Acredito que tecnicamente todo mundo pode ser igual. Mas o que diferencia um profissional do outro são suas atitudes. É por isso que eu insisto muito em fazer com que as pessoas pensem e ajam diferente. Tenho uma frase que eu digo que é meu lema: “Quem não é visto, não é lembrado”.